Verstappen dá sequência à rotina de vitórias no GP da Itália
domingo, 11 de setembro de 2022 às 11:26

Max Verstappen venceu o GP da Itália depois que a estratégia de pneus arriscada da Ferrari com Charles Leclerc não funcionou.
Largando em sétimo devido à sua punição no grid, Verstappen subiu para segundo na quinta volta e começou a se aproximar de Leclerc, que manteve a liderança após largar na pole position.
Sebastian Vettel abandonou com um problema de motor na volta 11, provocando um safety car virtual para a retirada de seu carro. Leclerc aproveitou para se livrar de seus pneus macios.
Verstappen foi instruído a fazer o oposto, portanto continuou na pista e assumiu a ponta à frente de George Russell.
O campeão mundial fez sua troca para os médios na volta 25, com a Ferrari imediatamente considerando o “plano C” – que se revelou uma estratégia de duas paradas.
Verstappen tinha pneus com 13 voltas a menos do que Leclerc, que entrou mais uma vez na volta 33 para colocar um novo jogo de macios.
O piloto da Ferrari retornou 19.6s atrás de Verstappen; ele precisava tirar cerca de um segundo por volta para ameaçar o campeão mundial, mas não teve esse ritmo.
Verstappen cruzou a linha de chegada à frente de Leclerc com o safety car. Russell completou o pódio em terceiro.
A prova teve o final neutralizado por causa da quebra da McLaren de Daniel Ricciardo na Lesmo na volta 48. Houve uma nova rodada de pit-stops, mas os fiscais não conseguiram retirar o carro a tempo e a relargada não ocorreu.
Foi a 11ª vitória de Verstappen em 16 corridas, a quinta consecutiva de uma sequência que começou no GP da França em julho.
Carlos Sainz escalou rapidamente o pelotão, às vezes ultrapassando um carro por volta, depois de largar em 18º. O espanhol parou na volta 31 e caiu para oitavo, mas conseguiu recuperar posições quando os outros fizeram seus pit-stops.
Lewis Hamilton e Lando Norris tiraram vantagem de fazer um stint longo com seu primeiro jogo de pneus médios para compensar um trem de DRS liderado por Ricciardo.
Esse trem se formou no começou da corrida e impediu que pilotos como Pierre Gasly e Fernando Alonso tivessem ar limpo.
A AlphaTauri deu início aos pit-stops na volta 19, mas uma parada lenta manteve Gasly atrás de Ricciardo com pneus duros.
Sabendo que voltariam na traseira do trem se reagissem imediatamente, Hamilton e Norris decidiram continuar na pista. Hamilton entrou na 34ª volta e Norris duas depois.
Eles retornaram atrás do trem de Ricciardo, mas conseguiram aproveitar seus pneus macios novos para ultrapassar os pilotos à frente.
Hamilton estava em sexto, mas Sergio Perez foi forçado a fazer uma segunda parada devido ao superaquecimento dos freios. Isso promoveu o britânico a quinto, seguido por Perez e Norris.
Gasly chegou em oitavo e Nyck de Vries marcou pontos em sua estreia na Fórmula 1 com a Williams.
O campeão da Fórmula E reclamou brevemente de um pedal de freio longo, mas teve uma excelente performance para chegar em nono, à frente de Zhou Guanyu.
Esperava-se que Monza favorecesse o pacote da Alpine, mas a equipe saiu sem pontos porque Fernando Alonso abandonou com problemas na pressão de água e Esteban Ocon foi apenas o 11º.
Mick Schumacher, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi e Kevin Magnussen foram os outros que terminaram a corrida. Ricciardo, Lance Stroll, Alonso e Vettel abandonaram.
Classificação da prova:
Pos. |
Piloto |
Equipe |
Voltas |
Tempo/dif. |
1 |
Max Verstappen |
Red Bull RBPT |
53 |
1:20:27.511 |
2 |
Charles Leclerc |
Ferrari |
53 |
+2.446s |
3 |
George Russell |
Mercedes |
53 |
+3.405s |
4 |
Carlos Sainz |
Ferrari |
53 |
+5.061s |
5 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
53 |
+5.380s |
6 |
Sergio Perez |
Red Bull RBPT |
53 |
+6.091s |
7 |
Lando Norris |
McLaren Mercedes |
53 |
+6.207s |
8 |
Pierre Gasly |
AlphaTauri RBPT |
53 |
+6.396s |
9 |
Nyck De Vries |
Williams Mercedes |
53 |
+7.122s |
10 |
Zhou Guanyu |
Alfa Romeo Ferrari |
53 |
+7.910s |
11 |
Esteban Ocon |
Alpine Renault |
53 |
+8.323s |
12 |
Mick Schumacher |
Haas Ferrari |
53 |
+8.549s |
13 |
Valtteri Bottas |
Alfa Romeo Ferrari |
52 |
1 volta |
14 |
Yuki Tsunoda |
AlphaTauri RBPT |
52 |
1 volta |
15 |
Nicholas Latifi |
Williams Mercedes |
52 |
1 volta |
16 |
Kevin Magnussen |
Haas Ferrari |
52 |
1 volta |
17 |
Daniel Ricciardo |
McLaren Mercedes |
45 |
abandono |
18 |
Lance Stroll |
Aston Martin Mercedes |
39 |
abandono |
19 |
Fernando Alonso |
Alpine Renault |
31 |
abandono |
20 |
Sebastian Vettel |
Aston Martin Mercedes |
10 |
abandono
|